IV EXPOSAÚDE - 3 de Junho de 2011 na Escola Secundária de Gago Coutinho




Actividades da IV Exposaúde
 
- Percurso por postos para jovens e adultos e percurso infantil
- Palestras sobre VIH/SIDA, IVG métodos contraceptivos e diabetes -Tornar
  os Jovens Conscientes – Um compromisso para o futuro

Horários da realização da actividade
- Palestras VIH / SIDA Tornar os Jovens Conscientes – Um compromisso para o futuro no Anfiteatro das 10.00 ás 11.30 e das 11.45 às 13.15m.
- Percursos pelos postos das 9.30 às 17 horas.

Turmas/alunos envolvidos:

Palestras VIH / SIDA
Turma Dinamizadora – 22 alunos do 12ºCT2 integrados na– Disciplina de Biologia e Projecto de Educação Sexual da Turma.
Turmas participantes: 198 alunos do 10ºCT1; 10ºCT2; 10ºCT3; 10ºCT4; 10ºTD; 10º LH3; 11ºSE; 11ºLH1; 12º AV.

Percursos pelos postos:
Organização: 132 alunos do 12º CT1, 12º CT2, 12º CT3, 11º CT1, 11º CT2, 11º CT5 e 11 professores.
Participante: 356 alunos, professores e funcionário inscritos no percurso “normal” e no percurso infantil cerca de 126 crianças (uma turma do pré-escolar e 3 do 4º ano do 1º ciclo)

Objectivos propostos:
  • Informar os alunos da importância de uma sexualidade harmoniosa e saudável na formação global do indivíduo;
  • Valorizar a Educação para a Saúde como área de educação global;
  • Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de adoptar estilos de vida saudáveis, combinando uma alimentação equilibrada e a prática de actividade física;
  • Valorizar a importância da actividade física para os alunos, dentro e fora da escola, contribuindo para provocar o aumento saudável do metabolismo basal;
  • Despertar nos alunos a sensibilização para questões associadas à saúde física, mental e psíquica e a comportamentos sexuais saudáveis;
  • Promover o desenvolvimento do espírito criativo e do trabalho em equipa.

Esta quarta iniciativa constou com os seguinte postos:


1.    Posto de rastreio da Glicémia;
2.    Posto de rastreio do Colesterol;
3.    Posto de rastreio da Pressão arterial;
4.    Posto de Peso e Medida;
5.    Posto sobre ISTs e HIV/SIDA;
6.    Posto sobre Métodos Contraceptivos;
7.    Posto sobre Reprodução Humana;
8.    Posto do Pão e Bolachas;
9.    Posto da Fruta e Sumos;
10.  Posto da Água e Iogurte;
11.  Posto da Actividade física;
12.  Palestras: ISTs, Diabetes, Métodos Contraceptivos e IVG.


Avaliação das actividades:

Palestra VIH / SIDA
No avaliação final desta actividade foi solicitado aos alunos o preenchimento de uma ficha para avaliação desta actividade (segue em anexo) a das caras
Salienta-se a pertinência do tema e o facto das sessões serem apresentadas por alunos para alunos  o que aproxima o público alvo dos apresentadores.

Percursos:
Foram entregues as professoras das turmas de turmas do pré-escolar e do 4º ano do ensino básico uma ficha de avaliação no qual foi referido que projectos destes devem continuar, todas as actividades motivaram bastante as crianças, foi interessante ver os alunos gostarem de partilhar os seus conhecimentos com os mais novos…. Todas as professoras fizeram questão de manifestar o seu agradecimento por actividades deste tipo e de nos dar os parabéns por esta iniciativa. Todos elogiaram a qualidade e interesse da actividade para os alunos, a qualidade da organização, o grau de satisfação com as actividades, a qualidade do desempenho (pedagógico, científico, e relacional) dos alunos/professores dinamizadores e a criação de um ambiente positivo e motivador para todos os participantes.
Foi solicitado oas alunos intervenientes na dinamização o preenchimento de uma ficha de auto-avaliação na qual todos manifestaram um elevado grau de satisfação, elogiaram o trabalho desempenhado pela organização, consideram a iniciativa divertida, inovadora e muito enriquecedora pois permitiu a interacção com os mais novos e entre os colegas, valorizando a Educação para a Saúde como área de intervenção global. Todos foram unânimes em concordar que iniciativas como esta levam os alunos a sentirem que na seu escola existe uma preocupação com o seu bem estar físico, mental, sexual e psíquico.
Quanto coordenadora da equipa do PES, organizadora desta actividade, considero que foi muito gratificante ter desenvolvido esta iniciativa pois todos os envolvidos evidenciaram um grande empenho em todas as iniciativas dinamizadas.
O balanço que faço desta actividade é muito positivo e os objectivos inicialmente propostos foram atingidos. Considero que está iniciativa deve ser mantida pois envolve toda a comunidade escolar, proporcionando a todos os intervenientes um clima saudável de grande cumplicidade e o desenvolvimento do espírito de equipa. Esta iniciativa permitiu ainda demonstrar o envolvimento do PES na comunitária educativa que dinamiza actividades direccionadas para toda a comunidade escolar.

    A Coordenadora do PES
            Isabel Henriques





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