27 de Janeiro de 2011
O “Bullying não está relacionado à raiva. Não é um conflito a ser resolvido, tem a ver com desprezo – um forte sentimento de não gostar de alguém considerado como sem valor, inferior ou não merecedor de respeito.
Este desprezo vem acompanhado por três aparentes vantagens psicológicas que permitem que se firam os outros sem sentir empatia, compaixão ou vergonha: - um sentimento de poder, de que se tem o direito de ferir ou controlar os outros; uma intolerância à diferença; e uma liberdade de excluir, barrar, isolar e segregar outros”
(Barabara Coloroso, `The bully, the bullied and the bystander`)
Nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2011, tiveram lugar as COMEMORAÇÕES DO DIA DA NÃO VIOLÊNCIA.
Esta iniciativa surge na continuidade do trabalho desenvolvido no Concelho, ao nível da prevenção de comportamentos de risco em meio escolar no quadro da parceria entre o Projecto Prevenir@Xira do PIPT, GNR, PSP, Escolas Básicas e Secundárias do Concelho de Vila Franca de Xira. No âmbito destas comemorações, realizaram-se um conjunto de actividades que contaram com a colaboração da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) na cedência de material informativo e de divulgação e da Associação Ex-Aequo, que para além da cedência de cartazes e postais alusivos à campanha contra o bullying homófobico foi igualmente responsável pela dinamização de um workshop sobre esta temática. Estas actividades deram particular relevo ao fenómeno emergente do bullying em meio escolar e do bullying homofóbico e incluíram:
- Campanha “Tu podes relatar”, onde os alunos/as podiam colocar numa “caixa de correio”, um postal anónimo, denunciando situações de bullying na escola.
- Wokshop na Escola Secundária Gago Coutinho promovido pela Associação Ex-Aequo, sobre o bullying homófobico que contou com a participação de cerca de 100 alunos/as do ensino secundário.
- Debates nas escolas EB23 do Forte da Casa, Aristides de Sousa Mendes, Soeiro Pereira Gomes, António Ataíde e Secundária Reynaldo dos Santos, sobre a Violência em meio escolar, com particular relevo para a questão do bullying que contaram com a participação de 238 pais, alunos/as, professores/as e auxiliares de educação.
Realização de um inquérito, nas escolas que aderiram a esta iniciativa, a uma amostra de 800 alunos/as do ensino básico e secundário sobre os comportamentos de bullying em meio escolar. Este inquérito permitiu o levantamento num curto espaço de tempo de informação relevante acerca dos comportamentos de violência em meio escolar, sendo um apontamento significativo acerca da expressão deste fenómeno. Os dados recolhidos apontam para valores médios próximos dos 25% para a prevalência dos comportamentos de bullying ao longo da vida e de 9% no último mês. A análise deste dados constituirá certamente um ponto de partida para uma reflexão futura cerca da intervenção a desenvolver na prevenção e monitorização deste fenómeno.
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