7 de Março de 2011
O Jogo do “Amigo Secreto” está de regresso. Professores fiquem atentos brevemente terão notícias na sala de professores. Ficam agora com algumas dicas para melhor esclarecer no que consiste este jogo.
O “Amigo Secreto” ou “oculto” é um costume importado do Brasil que começa a ser já tradição em Portugal. A ideia é sortear para cada pessoa o nome de outro colega a quem deverá, durante o tempo de duração do jogo, oferecer presentes, postais, cartas e muitas surpresas, devendo manter o sigilo até ao fim do jogo onde o Amigo Secreto terá uma surpresa final. No nosso caso, o fim do jogo decorrerá com um almoço convívio no dia 12 de Abril em local a combinar posteriormente.
Para iniciar o “jogo” poderá, cada pessoa apresentar-se ao seu amigo secreto a partir de uma frase ou imagem, para este adivinhar de quem se trata e o mesmo poderá acontecer inversamente, que se descreva a pessoa a quem se oferece o presente. Esta técnica poderá ser utilizada para despistar a nosso Amigo Secreto.
Algumas dicas:
· Não entre em stress. Encare a brincadeira com descontracção, mas não deixe de respeitar as regras e a etiqueta do jogo.
· Se está completamente “à nora” e não faz a mínima ideia do que oferecer durante o jogo ao seu amigo secreto, procure saber se este tem algum hobby. Esta pode ser uma boa pista para escolher um presente que seja do seu agrado.
· Outra possibilidade, se não conhece bem o seu colega, é tentar saber mais sobre os seus gostos através de uma pessoa que o conheça melhor.
· Lembre-se que, neste tipo de situações, não existem privilegiados. O facto de ter “ficado” com um “chefe” pode exigir uma escolha mais cuidada, mas não deve implicar que gaste mais dinheiro!
· Faça os embrulhos bonitos e com “piada”. Um embrulho cuidado pode, por si só, fazer “meia prenda” e acrescentará valor ao presente escolhido.
· Não se esqueça do seu Amigo Secreto. Imagine como se sentiria desconfortável se fosse o único a não ser lembrado e ofertado.
· Se não gosta particularmente do seu amigo secreto não o deixe transparecer. E que nem lhe passe pela cabeça pedir para trocar de amigo! Para além de demonstrar falta de desportivismo estaria a adulterar a intenção do jogo. Não se esqueça que pode ser surpreendido e ficar a ter mais um amigo.
· Se não puder ou quiser participar no “jogo”, explique-o antecipadamente aos organizadores. Apesar de não obrigatório, saiba de antemão que não fica bem ser o único a querer ficar de parte.
Caso não possa comparecer ao encontro final, não deixe de garantir que o seu presente chega ao seu destinatário por alguém.
Os 28 colegas professores que participaram no jogo:
- Anabela Mesquita
- Armando Ramos
- Bruno Gertrudes
- Carla Inês
- Catarina Gomes
- Clara Barros
- Clara Vaz
- Cristina Baptista
- Dulce Evangelho
- Elizabete Coelho
- Fátima Marisa
- Fátima Tomé
- Fernanda Comenda
- Filomena Martins
- Inocência
- Isabel Henriques
- Isabel Mata
- Laura Cavaleiro
- Lúcia Baptista
- Luísa Coelho
- Maria Clara Reis
- Maria João Domingos
- Marisa Lucas
- Moço
- Noélia Pinheiro
- Olga Mendes
- Olívia Duarte
- Sofia Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário