Prevenção de Consumos de Substâncias Psicoactivas

22 de Março de 2011


Durante as próximas semanas decorreram na nossa escola sessões de formação de prevenção aos consumos para as turma dos 10º anos dos Cursos profissionais.

Estas sessões são dinamizadas em parceria com o PIPT inseridas no Programa Partilhar para te Conhecer e ministradas pela psicóloga Marta Afonso.

Esta iniciativa já decorreu no ano lectivo anterior sendo alvo das mesmas os alunos dos 10º anos profissionais.


Calendarização das Sessões (turmas do 10º ano profissional) :

Turma

Data

Hora

Disciplina em que coincide

Professor

Notas

1MC2

1IE3

05/05/2011 5ª Feira

10.00

às

11.30

Português C5

Mª. Céu Silva

Os alunos devem ficar todos juntos.

TecAp E5

DESQ E3

António Prisco João Valada

1PI5

23/03/2011 4ª Feira

10.00

às

11.30

Inglês C11

Francês E3

Sandra Galrinho

Mª- Clara Rosa

Os alunos devem ficar todos juntos.

1PR1

22/03/2011

3ª Feira

17.00

às

18.30

Francês E8

Inglês B6

ComF E8

Virgínia vieira

Cristina Frade Clara de Barros

Os alunos devem ficar todos juntos.

1MA7

28/04/2011

10.00

às

11.30

Francês B2

Inglês E7

Virgínia Vieira

Olga Martins

Os alunos devem ficar todos juntos.

Concurso "HIV Missão Prevenção"

14 de Março de 2011

1. Apresentação e Objectivos

O Concurso “HIV MISSÃO PREVENÇÃO” é uma iniciativa do Plano Integrado de Prevenção das Toxicodependências projecto promovido pela Associação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Comunitário (A.P.S.D.C), e do Projecto Vila Franca de Xira: Compromisso Cidade Saudável promovido pela autarquia no âmbito da adesão do Município à Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, em articulação com os Projectos de Educação para a Saúde das escolas. Pretende premiar materiais dirigidos para a prevenção dos comportamentos de risco nos jovens produzidos por alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário.

Este concurso enquadra-se, na Escola Secundária de gago Coutinho, no âmbito da Educação Sexual subordinado ao tema da prevenção do HIV/SIDA, tema abordado nos Projectos de Educação Sexual das Turmas.

O concurso tem por objectivo criar um slogan sobre a prevenção do HIV. Este slogan é destinado à população jovem.

2. Condições de Candidatura

2.1. Consideram-se candidatos ao concurso grupos de alunos do ensino secundário.

2.2. Não se aceitam candidaturas individuais, devendo as candidaturas devem ser apresentadas por equipa de 3 a 5 alunos da mesma turma.

2.3. O slogan tem que conter no máximo 8 palavras.

3. Inscrição e Entrega dos trabalhos

3.1. Este concurso terá uma primeira fase de selecção interna a cada escola, sendo as propostas apresentadas por turma, e uma segunda fase inter-escolas.

3.2. Os trabalhos, devidamente identificados (turmas e escola) em impresso próprio, deverão ser entregues até ao dia 14 de Março de 2011 a um professor ou colocados na prateleira de correspondência do PES.

4. Critérios de Avaliação e procedimento concursal

4.1. Os trabalhos serão avaliados em função dos seguintes critérios de avaliação: criatividade/originalidade/adequação da mensagem à população alvo.

4.2. O concurso é constituído por duas fases:

1ª Fase – Na 1ª fase o concurso processa-se entre as turmas concorrentes da mesma escola e o vencedor de cada escola concorrerá à segunda fase do concurso. Nesta fase o júri do concurso é composto por dois elementos da escola (responsável do PES/PESS e um elemento do executivo), e um elemento da equipa do PIPT.

2ª Fase – Na 2ª fase o concurso processa-se entre as turmas vencedoras de cada escola. O júri será composto por um elemento da autarquia, um elemento da equipa do PIPT, um elemento de uma entidade relacionada com a problemática do HIV (Comissão Nacional da Luta Contra a Sida/ Liga Portuguesa Contra a Sida e Abraço) e um elemento do Centro de Saúde.

5. Prémios

5.1. Na 1ª Fase do concurso será premiado o melhor slogan na Escola Secundária de Gago Coutinho. O pré mio será da responsabilidade do PES.


5.2. Na 2ª Fase do concurso é premiado o melhor slogan do (3º ciclo do ensino básico/ensino secundário), sendo que os respectivos elementos serão premiados com a participação numa actividade de desporto-aventura. Existirão menções honrosas para o 2º e 3º prémio, e todos os trabalhos serão expostos por ocasião da entrega dos prémios.


E o nosso slogan ficou em 2º lugar, a nível Concelhio:
"Seja um SIDAdão inteligente, proteja-se!"



Dia Mundial da Saúde

7 de Abril de 2011

A data, criada em 07 de Abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), surgiu da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população e alertar sobre os principais problemas que podem afectá-la.


A Organização Mundial de Saúde definiu como tema para as comemorações do Dia Mundial da Saúde entre outros o HIV/SIDA, fomentando a importância da prevenção desta infecção.

Tendo em conta a importância de assinalarmos estas comemorações o PES em parceria com o Plano Integrado de Prevenção das Toxicodependências (PIPT) decidiram participar na organização de uma iniciativa neste âmbito dirigida para um reforço do trabalho preventivo desenvolvido em meio escolar e para uma informação / sensibilização da comunidade acerca da importância da prevenção do HIV/SIDA, começando esta prevenção na educação dos jovens para a adopção de comportamentos responsáveis e informados.

Tendo em conta estes objectivos esta iniciativa contemplará as seguintes acções:

  • Concurso de criação de um slogan subordinado ao tema HIV Missão Prevenção
Realização de um concurso para um slogan dirigido aos jovens sobre a prevenção do HIV. Este concurso já teve uma primeira fase de selecção interna na escola, e uma segunda fase inter-escolas. A turma vencedora receberia um prémio que seria alvo de uma homenagem nos Paços do Concelho em Vila Franca de Xira no final do Pedy Paper. O Slogan vencedor dará o Nome ao Pedy Paper e às Campanhas de Sensibilização.
A 2ª fase de selecção já decorreu e a nossa escola arrecadou o 3º lugar com o slogan “Seja um SIDAdão inteligente, proteja-se!” dos alunos do 12º CT1.
  • Debate: Prevenir o HIV – dia 8 de Abril das 10.00 às 11.30 no Anfiteatro

Organização de uma sessão de debate sobre a temática da prevenção do HIV dirigida aos jovens, pais, técnicos de educação. Estes debates surgem também como proposta de continuidade dos debates realizados para assinalar o Dia da Não-violência.
As inscrições para participar nesta debate são limitadas pelo que o devem fazer para o email institucional da coordenadora do PES Isabel Henriques – 520isabelhenriques@esgc.pt.
  • Campanha de Sensibilização na escola
O desenvolvimento de uma campanha de sensibilização na escola com a construção de murais, distribuição de material informativo e preventivo e outras iniciativas simbólicas que decorreram nos dias 7 e 8 de Abril da parte da manhã.


A participação nestas actividades podem e devem ser incluídas nos Projectos de Educação Sexual das Turmas e nesse sentido vimos convidar a participar nestas iniciativas.


Estas iniciativas serão objecto da participação da escola no
"CONCURSO ESCOLAR A minha escola e a prevenção da infecção VIH/sida 2010/2011"
proposto pela Coordenação Nacional para a Infecção HIV/SIDA e a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC).

O PES solicita aos Directores de Turma que divulguem estas iniciativas aos alunos e se possível que participem nas mesmas.

Amigo Secreto

7 de Março de 2011
O Jogo do “Amigo Secreto” está de regresso. Professores fiquem atentos brevemente terão notícias na sala de professores. Ficam agora com algumas dicas para melhor esclarecer no que consiste este jogo.
O “Amigo Secretoou “oculto” é um costume importado do Brasil que começa a ser já tradição em Portugal. A ideia é sortear para cada pessoa o nome de outro colega a quem deverá, durante o tempo de duração do jogo, oferecer presentes, postais, cartas e muitas surpresas, devendo manter o sigilo até ao fim do jogo onde o Amigo Secreto terá uma surpresa final. No nosso caso, o fim do jogo decorrerá com um almoço convívio no dia 12 de Abril em local a combinar posteriormente.

Para iniciar o “jogo” poderá, cada pessoa apresentar-se ao seu amigo secreto a partir de uma frase ou imagem, para este adivinhar de quem se trata e o mesmo poderá acontecer inversamente, que se descreva a pessoa a quem se oferece o presente. Esta técnica poderá ser utilizada para despistar a nosso Amigo Secreto.

Algumas dicas:
· Não entre em stress. Encare a brincadeira com descontracção, mas não deixe de respeitar as regras e a etiqueta do jogo.
· Se está completamente “à nora” e não faz a mínima ideia do que oferecer durante o jogo ao seu amigo secreto, procure saber se este tem algum hobby. Esta pode ser uma boa pista para escolher um presente que seja do seu agrado.
· Outra possibilidade, se não conhece bem o seu colega, é tentar saber mais sobre os seus gostos através de uma pessoa que o conheça melhor.
· Lembre-se que, neste tipo de situações, não existem privilegiados. O facto de ter “ficado” com um “chefe” pode exigir uma escolha mais cuidada, mas não deve implicar que gaste mais dinheiro!
· Faça os embrulhos bonitos e com “piada”. Um embrulho cuidado pode, por si só, fazer “meia prenda” e acrescentará valor ao presente escolhido.
· Não se esqueça do seu Amigo Secreto. Imagine como se sentiria desconfortável se fosse o único a não ser lembrado e ofertado.
· Se não gosta particularmente do seu amigo secreto não o deixe transparecer. E que nem lhe passe pela cabeça pedir para trocar de amigo! Para além de demonstrar falta de desportivismo estaria a adulterar a intenção do jogo. Não se esqueça que pode ser surpreendido e ficar a ter mais um amigo.
· Se não puder ou quiser participar no “jogo”, explique-o antecipadamente aos organizadores. Apesar de não obrigatório, saiba de antemão que não fica bem ser o único a querer ficar de parte.

Caso não possa comparecer ao encontro final, não deixe de garantir que o seu presente chega ao seu destinatário por alguém.

Os 28 colegas professores que participaram no jogo:
  • Anabela Mesquita
  • Armando Ramos
  • Bruno Gertrudes
  • Carla Inês
  • Catarina Gomes
  • Clara Barros
  • Clara Vaz
  • Cristina Baptista
  • Dulce Evangelho
  • Elizabete Coelho
  • Fátima Marisa
  • Fátima Tomé
  • Fernanda Comenda
  • Filomena Martins
  • Inocência
  • Isabel Henriques
  • Isabel Mata
  • Laura Cavaleiro
  • Lúcia Baptista
  • Luísa Coelho
  • Maria Clara Reis
  • Maria João Domingos
  • Marisa Lucas
  • Moço
  • Noélia Pinheiro
  • Olga Mendes
  • Olívia Duarte
  • Sofia Almeida
     
     

      Dia da Não Violência

      27 de Janeiro de 2011
      O “Bullying não está relacionado à raiva. Não é um conflito a ser resolvido, tem a ver com desprezo – um forte sentimento de não gostar de alguém considerado como sem valor, inferior ou não merecedor de respeito.
      Este desprezo vem acompanhado por três aparentes vantagens psicológicas que permitem que se firam os outros sem sentir empatia, compaixão ou vergonha: - um sentimento de poder, de que se tem o direito de ferir ou controlar os outros; uma intolerância à diferença; e uma liberdade de excluir, barrar, isolar e segregar outros”
      (Barabara Coloroso, `The bully, the bullied and the bystander`)


      Nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2011, tiveram lugar as COMEMORAÇÕES DO DIA DA NÃO VIOLÊNCIA.
      Esta iniciativa surge na continuidade do trabalho desenvolvido no Concelho, ao nível da prevenção de comportamentos de risco em meio escolar no quadro da parceria entre o Projecto Prevenir@Xira do PIPT, GNR, PSP, Escolas Básicas e Secundárias do Concelho de Vila Franca de Xira. No âmbito destas comemorações, realizaram-se um conjunto de actividades que contaram com a colaboração da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) na cedência de material informativo e de divulgação e da Associação Ex-Aequo, que para além da cedência de cartazes e postais alusivos à campanha contra o bullying homófobico foi igualmente responsável pela dinamização de um workshop sobre esta temática. Estas actividades deram particular relevo ao fenómeno emergente do bullying em meio escolar e do bullying homofóbico e incluíram:
      • Campanha “Tu podes relatar”, onde os alunos/as podiam colocar numa “caixa de correio”, um postal anónimo, denunciando situações de bullying na escola.
      • Wokshop na Escola Secundária Gago Coutinho promovido pela Associação Ex-Aequo, sobre o bullying homófobico que contou com a participação de cerca de 100 alunos/as do ensino secundário.
      • Debates nas escolas EB23 do Forte da Casa, Aristides de Sousa Mendes, Soeiro Pereira Gomes, António Ataíde e Secundária Reynaldo dos Santos, sobre a Violência em meio escolar, com particular relevo para a questão do bullying que contaram com a participação de 238 pais, alunos/as, professores/as e auxiliares de educação.
      Realização de um inquérito, nas escolas que aderiram a esta iniciativa, a uma amostra de 800 alunos/as do ensino básico e secundário sobre os comportamentos de bullying em meio escolar. Este inquérito permitiu o levantamento num curto espaço de tempo de informação relevante acerca dos comportamentos de violência em meio escolar, sendo um apontamento significativo acerca da expressão deste fenómeno. Os dados recolhidos apontam para valores médios próximos dos 25% para a prevalência dos comportamentos de bullying ao longo da vida e de 9% no último mês. A análise deste dados constituirá certamente um ponto de partida para uma reflexão futura cerca da intervenção a desenvolver na prevenção e monitorização deste fenómeno.


      Dia dos Namorados e Amigos

      14 de Fevereiro de 2011

      Mais um ano a comemorar com beijinhos e abraços...



      Para adoçar os corações, este ano houve Cupcakes, Mensagens e o Fruto proibido.

      Os alunos participaram muito na organização deste evento, desde a decoração do pavilhão A à venda dos Cupcakes e distribuição das mensagens e das maçãs, passando pela elaboração e decoração dos mais desejados bolinhos.

      Com cores alegres, bolinhas e corações, houve quem se derreteu, gastando as poupanças semanais, rendidos aos encanto dos famosos "queques da paixão".



      A preparação:




      E o resultado está à vista: