Educação Sexual na Gago Coutinho de "vento em popa"



A Educação Sexual na Escola Secundária de Gago Coutinho vai de vento em popa! E melhor expressão não poderia ser aplicada.
Com o objectivo de acabar com os tabus e medos, o Projecto de Educação para a Saúde (PES) desta escola arregaçou as mangas e pois mãos à obra. Primeiro, formando uma equipa de cerca de 20 professores que, no final do ano lectivo 2009/2010,receberam uma formação do Programa Cuida-te do IPJ. Estes professores, no início do ano lectivo 2010/2011, organizam uma mega sessão de formação para todos os professores da escola formando frentes de formação. Estas iniciativas revelaram–se num enorme sucesso pois todas as turmas têm um Projecto de Educação Sexual o qual está a ser implementado com a colaboração dos elementos do PES e de outros técnicos exteriores à escola.
Com estes projectos de turma procuramos contribuir para que os alunos vivenciem de forma mais informada, autónoma, gratificante e responsável a sua sexualidade, garantindo a construção do seu projecto de vida.
É também nosso objectivo contribuir para a diminuição dos comportamentos de risco e para o aumento dos factores de protecção em relação à sexualidade e, por último, contribuir para desenvolvimento de competências individuais.
Tendo em conta o risco que envolve a actividade sexual desprotegida e as consequências psicológicas e sociais de uma vivência desadequada da sexualidade, tornou-se imperioso falar sobre educação sexual, de forma a reconhecer a sexualidade como uma componente positiva da personalidade e da realização pessoal e social enquanto fonte de comunicação e prazer.

A sexualidade não pode ser descurada já que as decisões neste campo se repercutem na vida futura do adolescente e na sua modelação como pessoa.
Com os Projectos de Turma e outras iniciativas dinamizadas pelo PES, em parceria com outras entidades como o Plano Integrado de Prevenção das Toxicodependências (PIPT), queremos proporcionar aos nossos jovens as ferramentas para a construção de uma sexualidade de forma informada, saudável, feliz e responsável.

A Coordenadora do PES
Mª. Isabel Henriques

Sem comentários:

Enviar um comentário